Fórum 3/7 (Aos alunos do 2º e 3º EM)

PRAZO PARA PARTICIPAÇÃO DO FÓRUM 2/7: 28/05/2017 (próximo domingo)

ASSUNTO: Internet e seu impacto na democracia brasileira: pós e/ou contras

A seguir, alguns textos que  que podem ajudá-lo a refletir/opinar sobre o tema:

charge_rico
Fonte

Queremossaber.org.br

Quando a tecnologia está a favor da democracia

Jovens criam robô que monitora despesas de deputados federais

A política nas redes sociais

O papel das redes sociais no cenário político brasileiro

charge-mendicc3a2ncia-eleitoral
Fonte

 

72 comentários

    1. Realmente, a Internet ajudou no acesso a informação, no que diz respeito ao poder público. Iniciativas vindas do próprio governo, como o Portal da Transparência, são grandes exemplos desse processo. Também é interessante saber que a população tem demonstrado interesse em saber sobre os políticos, como destaca o Portal da Transparência do Ceará:
      http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/20250-portal-da-transparencia-apresenta-crescimento-de-25-nos-acessos-em-relacao-a-abril-de-2016

      Curtido por 1 pessoa

  1. A Internet surgiu para aproximar e estreitar os laços dos cidadãos com o meio político, que até o surgimento desse meio de comunicação só era disponível pela televisão e pelo rádio. Dessa forma, a mobilização do povo em torno de seus objetivos se torna possível e de grande abrangência. Porém, a massificação dos pensamentos e ideologias não é mais a mesma: antes ela estava tomada pelo mídia tradicional e pelos setores dominantes da sociedade; agora, todos possuem voz, todos tem a oportunidade de apresentar opiniões e, acima de tudo, de unirem-se em torno de um ideal conciso e bem estruturado teoricamente. O principal exemplo de alteração que as redes sociais provocaram no meio politico foram as manifestações de 2013 e 2015, como destaca a revista ÉPOCA:
    http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/03/depois-da-internet-politica-nunca-mais-sera-mesma.html

    Curtido por 1 pessoa

  2. Segundo o site portal consciência política a cyber democracia deve ser observada a partir da emergência na internet e participação direta do cidadão na política usando novas tecnologias, esse meio pode ser utilizado também para facilitar o diálogo entre cidadão é estado http://m.portalconscienciapolitica.com.br/products/ciberdemocracia%3A-a-democracia-e-as-novas-tecnologias-de-informação-e-comunicação/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim,nessas novas tecnologias podemos até ver aplicativos que são feitos com a finalidade de mostrar dados sobre políticos,o que pode facilitar a população a se informar mais os candidatos em época de eleição por exemplo,podendo conhecer suas propostas políticas,o que antes era algo que raramente acontecia.
      https://www.tecmundo.com.br/apps/53093-amazonenses-criam-aplicativo-que-permite-ver-dados-de-politicos.htm

      Curtido por 1 pessoa

      1. Concordo com a Heloísa, pois a internet pode ser um dos melhores meios para conhecer os candidatos e suas propostas de governo, por ser mais rápida e acessível a população.

        Curtido por 1 pessoa

  3. A internet veio para ajudar na comunicação das pessoas, a maioria das pessoas usam esse meio para se comunicar é por isso que qualquer corrente lançada se espalha rapidamente, por um lado isso é bom pois possibilita que informações importantes sejam passadas rapidamente, mas por outro lado se formos analisar, ela pode ser usada por pessoas estudadas e formadoras de opinião, como forma de influenciar as pessoas para uma verdade criada por ela, fazendo as pessoas fiquem alienadas a uma verdade que a maioria das vezes é irreal.
    http://blog.fabioseixas.com.br/archives/2006/01/o_impacto_da_in.html

    Curtido por 1 pessoa

      1. Concordo com o victor, pois nem sempre aquilo que é vinculado na internet pode ser real, e como o você mesmo disso, as pessoas ficam tão alienadas a esse meio que acreditam em tudo que descobrem no tal. E isso pode fortemente atrapalhar uma eleição e até particularmente alguns candidatos. Como no link a seguir que se tem alguns boatos que circularam sobre a ex-presidente Dilma.
        http://www.boatos.org/politica-2/7-boatos-sobre-dilma-rousseff-que-circularam-na-web-em-2015.html

        Curtido por 1 pessoa

  4. Com os avanços tecnológicos, o panorama da sociedade democrática vem se atualizando e fazendo com que mais pessoas sejam inseridas nesse diálogo. Mas afinal, o que é ciberdemocracia? Ciberdemocracia, também conhecida como democracia virtual, é um meio de permitir a interação entre o público e os assuntos da democracia. Uma espécie de facilitador dos diálogos entre o cidadão e o Estado com o uso da internet. Essa conexão com o poder público através das tecnologias só tende a aumentar a participação popular nas decisões locais e nacionais. https://emprenologia.wordpress.com/2014/05/23/quando-a-tecnologia-esta-a-favor-da-democracia/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Concordo com voce ana gabriela, pois a internet esta muito difundida dentro sa sociedade, e isso leva a se ter uma divulgação mais ampla das eleições, pela chamada ciberdemocracia

      Curtido por 1 pessoa

  5. a internet infelizmente no âmbito político-democrático deixou de ser um meio de comunicação, pois é bem simples, acabou a comunicação e tudo se resume em ignorância, “pré-conceitos”, esteriótipos e diversas oposições. E a internet como fonte de informação? a verdade é que não circulam mais do que opiniões camufladas de informações, sejam elas omitidas ou explícitas, utilizadas para movimentar o tal “meio de comunicação”. E o que é a internet afinal nesse meio político? A internet não passa de um palco de entretenimento, usada para manipular de forma ideológica uma nação, transformando o próprio cenário político em “panis et circenses”.
    A internet pode ser sim um meio comunicativo-informativo saudável para a democracia devido a toda sua agilidade de circulação. Mas só irá se tornar saudável quando ser utilizada de forma e finalidade saudável, baseando-se nos princípios puros e primitivos da internet: a comunicação e a informação (lógico, sem nenhum estorvo)
    http://www.institutomillenium.org.br/divulgacao/entrevistas/internet-democratiza-informao/

    Curtido por 1 pessoa

  6. A internet é mais um meio que tem ganhado muita força nos últimos anos. Mas o que tem causado impacto nas eleições não tem sido a influencia da internet em si, mas sim das notícias que tem circulado nas redes, que possuem de forma subjetiva um teor opinativo, ganhando uma grande massa de seguidores e refletindo nas câmaras, no senado e nas eleições.
    http://www.dem.org.br/noticias/a-influencia-das-redes-sociais-na-atividade-politica/

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pelo uso dos smartphones e a popularização da internet, a próxima eleição será a mais divulgada de todos os tempos, pois a internet é um meio mais barato de se conseguir fazer isso. E podemos notar isso desde agora, com vários políticos fazendo eventos ao vivo no Facebook divulgando os seus planos políticos. E ao meu ponto de vista isso vai ser algo bom, pois as pessoa vão poder conhecer mais de perto a vida de seus futuros governantes.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Concordo com o Victor, a internet está aqui para nos ajudar na comunicação e outros meios, mas ela deve ser usada com sabedoria. Com os avanços tecnológicos nos últimos anos veem transformando significativamente o panorama das modernas sociedades democráticas. Estas transformações podem afetar o funcionamento das atuais instituições e estruturas políticas, como diz o site:

    http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/ciberdemocracia%3A-a-democracia-e-as-novas-tecnologias-de-informa%C3%A7%C3%A3o-e-comunica%C3%A7%C3%A3o/

    Curtido por 1 pessoa

  9. Com a internet agora será fácil, expressar as opiniões sobre politica, assim as pessoas que não estão por dentro do assunto terão conhecimento e as que estão poderão estão colocando seus argumentos e teorias nas redes sociais. I que pode ser bom ou ruim, pois, expressar a opinião muitas vezes não é algo positivo, com sua opinião as criticas vem e muitos não aceitam o que gera discussões.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Concordo totalmente com seu comentário Thiago, pois nós não podemos simplesmente acreditar em tudo que está na internet, e sim, buscar sempre em vários tipos de meios a verdade sobre determinado assunto

      Curtido por 1 pessoa

  10. Ao meu ponto de vista a internet vai prejudir fortemente grande parte dos candidatos da próxima eleicao no Brasil, pois muitas notícias falsas são colocadas nesse meio de divulgação social, principalmente no Facebook.
    Isso aconteceu fortemente na eleição do Estados Unidos, e poderemos ver isso no link a seguir:
    https://www.google.com.br/amp/g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/11/noticias-falsas-sobre-eleicoes-nos-eua-superam-noticias-reais.amp

    Curtido por 1 pessoa

  11. O que podemos perceber hoje nas redes sociais é que grande parte das pessoas que as acessam opinam sobre questões políticas,todos já tem uma opinião formada,mesmo que essa opinião seja apenas ”copiada”.O porém é que nem sempre essas opiniões são formadas a partir da busca de informações concretas sobre o assunto.Com a rapidez da internet é muito fácil visualizar uma publicação,no facebook ou twitter por exemplo,e simplesmente compartilhar sem procurar observar se ela está certa ou sem pensar mais sobre ela.As redes sociais deram a oportunidade de mais pessoas participarem das discussões políticas e argumentarem,o que é algo positivo,entretanto o que está acontecendo cada vez mais é de pessoas darem opiniões sem refletir sobre o que estão falando acabando assim passando mais informações vazias,gerando confusões e não levando a nada.As redes sociais são sim algo que pode ser positivo,elas já influenciaram e muito em causas políticas como pessoas que se unem para fazer manifestações,por exemplo e já chegaram até mesmo a influenciar decisões políticas,pois o que pode se observar hoje é que alguns governadores já estão até usando aplicativos para se ”conectar” com a população.Porém é preciso pensar mais e ir atrás de outras informações antes de publicar algo e principalmente ter noção de que as redes sociais são repletas de opiniões contrárias,até porque discussões não são feitas de apenas um tipo de argumento ou opinião,assim é preciso haver mais respeito mútuo,por mais complicado que possa ser.
    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/10/discussao-politica-no-facebook-abala-relacoes-de-internautas-com-amigos.html
    http://www.brasildamudanca.com.br/participacao-e-transparencia/inspirado-nas-redes-sociais-participatorio-discute-politicas-publicas
    http://www.colegiooficina.com.br/ckfinder/userfiles/files/Redes_sociais_estao_ficando_mais_politizadas_diz_estudo.pdf

    Curtido por 1 pessoa

  12. Atualmente, percebemos que as redes sociais viraram um ranking principalmente na parte da política. Pessoas que muito das vezes não sabem nem o que é ser de “esquerda” ou de “direta”, publicam coisas que geralmente não tem fundamento. Mas, também é visível que outra parte, sim, sabe do que esta falando e publica segundo a sua opinião. O problema é que, parte dessas publicações acabam em ofensas pessoais, e não em um a conclusão saudável,o que acarreta de perda de amizades ou até processos por difamação e entre outros. Isso tudo faz com que as redes sociais deixem de ser um espaço de entretenimento para ser um espaço que apenas se vê discussões. Além do que hoje passeatas, protestos, manifestações estão sendo organizados pelas redes sociais.
    http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/03/depois-da-internet-politica-nunca-mais-sera-mesma.html

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente Ingrid hoje em dia a internet já não esta sendo mais um espaço de entretenimento mais sim um espaço de discussões, e muitas dessas pessoas em que ficam discutindo nas redes sociais muitas vezes nem sabe o que dizem

      Curtido por 1 pessoa

  13. Atualmente, a internet se tornou um importante meio para diversas finalidades, dentre elas: a democracia. Como o acesso é livre e a maior parte dos brasileiros de uma forma ou outra acabam interagindo por ela, a internet se tornou um meio difusor de ideias, pensamentos e opnioes. Com toda essa facilidade, temos em nossas mãos ferramentas de pesquisas, que dão o conhecimento suficiente para saber escolher quem colocar no poder (apesar de que ainda existam brasileiros que nao estao preocupados em pesquisar). Por mais que isso seja benéfico, com a internet, tambem se propagou varias noticias falsas que prejudica um lado e favorece outro. Somando esse fato com as divergencias de cada um, a internet vira um campo de batalha, onde cada lado possui argumentos destrutivos. Se por um lado a internet trouxe a propagaçao de ideias, difusao de opnioes, por outro abriu o caminho para a formaçao de um escudo: este que esconde as pessoas e incentivam a escreverem qualquer coisa sem antes possuir uma fonte verdadeira. Este escudo é o computador, e parece que os brasileiros agora no seculo 21 nao tem pretençao nenhuma de sair de trás dele e buscar a verdade, preferem ficar acomodados em um cadeira, vendo e assistindo apenas oque querem ver e ouvir.

    Fonte:http://arquivo.edemocracia.camara.leg.br/web/internet/forum/-/message_boards/message/1702236

    Curtido por 1 pessoa

    1. Concordo com você Alisson, as informações são realmente muito importantes para a democracia. Porem algumas informações são falsas e podem prejudicar os leitores a tirar suas conclusões. Logo as pessoas devem verificar a veracidade das informações.

      http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/ciberdemocracia%3A-a-democracia-e-as-novas-tecnologias-de-informa%C3%A7%C3%A3o-e-comunica%C3%A7%C3%A3o/

      Curtido por 1 pessoa

  14. Historicamente algumas das características mais notáveis do nosso sistema de mídia permanecem imutáveis: o monopólio familiar e a propriedade cruzada nos meios de comunicação de massa, a pequena diversidade externa do ponto de vista político e o viés conservador, a baixa circulação dos jornais associada ao baixo número de leitores e, como conseqüência, no campo da grande imprensa, um jornalismo orientado prioritariamente para as elites e permeável à influência dos públicos fortes.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Os conceitos de democracia sempre prevaleceram até hoje, mais hoje com a ciberdemocracia,
    tudo mudou, com o que permita que as pessoas se comuniquem melhor formando base de relações do governo e da sociedade, sendo a internet utilizada de maneira correta pode influenciar as pessoas de maneira boa ou ruim.

    FONTE:http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/redacao-para-o-enem-e-vestibular/nova-proposta-de-redacao-impacto-da-tecnologia-na-democracia/

    Curtido por 1 pessoa

  16. Ciberdemocracia, também conhecida como democracia virtual, é um meio de permitir a interação entre o público e os assuntos da democracia. Uma espécie de facilitador dos diálogos entre o cidadão e o Estado com o uso da internet. Essa conexão com o poder público através das tecnologias só tende a aumentar a participação popular nas decisões locais e nacionais.
    https://emprenologia.wordpress.com/2014/05/23/quando-a-tecnologia-esta-a-favor-da-democracia/

    Curtir

  17. Não podemos negar que a internet faz parte do nosso dia a dia, ela se tornou uma ferramenta necessária, pensando nisso a política se adaptou a ela, isso levou ao surgimento da ciberdemocracia a qual permite a interação entre o público e os assuntos democraticos. É uma espécie de facilitador dos diálogos entre o cidadão e o Estado com o uso da internet. A ciberdemocracia também permitiu o surgimento de sites que tentam transparecer tudo que os políticos fazem, assim os eleitores poderão ver e avaliar melhor seus candidatos. Devemos levar em conta que a internet também pode ser manipuladora, a mídia tem o grande dom de manipular e jogar livremente informações, e omitir grande parte delas, é devido a isso que muitos políticos tentam usar a mídia para ganhar votos. Então chegamos à conclusão que não existe somente um lado, a internet pode ser boa na democracia e pode ser ruim.
    link: http://m.portalconscienciapolitica.com.br/products/ciberdemocracia%3A-a-democracia-e-as-novas-tecnologias-de-informação-e-comunicação/

    Curtido por 1 pessoa

  18. A internet, como meio de comunicação e difusão de informações tem sido grande aliada da democracia no tocante à facilidade de acesso àquilo que é veiculado. Essa tecnologia agrega os recursos televisivos, escritos e radiofônicos, tornando-se um canal de comunicação muito rico. Por meio da internet, as atividades políticas ficam expostas e formam opiniões rapidamente, ampliando o discurso político, pois a capacidade de propagação é ilimitada. Dessa forma, possibilita que os pensamentos publicados atinjam um elevado número de pessoas. Isto ocorreu por exemplo na época do Impeachment da presidente Dilma, que na internet várias pessoas foram mobilizadas para as manifestações. Porém, essa tecnologia não é completamente benéfica, pois permite o anonimato de quem a usa, favorecendo a divulgação de falsas informações. Essas informações enganosas chegam às pessoas tão rápido quanto qualquer outra informação, permitindo discussões pobres com conteúdo mentiroso.
    Links de apoio:
    http://www.dem.org.br/noticias/a-influencia-das-redes-sociais-na-atividade-politica/

    http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/03/depois-da-internet-politica-nunca-mais-sera-mesma.html

    Curtido por 1 pessoa

  19. “Há muitas discussões sobre como a internet pode potencializar a democracia. Tendo em vista que a participação, o acesso à informação e também a possibilidade de comunicação são pontos cruciais da teoria democrática, é importante atentar-se à rede, que abre novos canais de participação à população. A internet passou a ser o espaço de ativistas políticos que atuam das mais diversas formas, devido às vantagens sobre a mídia tradicional. Pelo baixo custo e poder de difusão, a internet deu a oportunidade aos ativistas, com o desenvolvimento de novas formas de divulgação, de melhor organização e articulação.” Neste trecho deste link
    http://www.dicyt.com/viewNews.php?newsId=30915 , deixa bem claro a forma de como a internet pode causar impacto na democracia do nosso país. Dando enfoque que os protestos, manifestações, passeatas ocorridas no nosso país foi planejado nas redes sociais.

    Curtido por 1 pessoa

  20. Informações são benéficas para a democracia. Logo a internet é um ambiente que possui uma infinidade de informações. Porem algumas informações são falsas e cabe ao leitor identificar a veracidade de tais notícias. Portanto, a internet é um ambiente que fortalece a democracia porque oferece informações aos cidadãos.

    http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/ciberdemocracia%3A-a-democracia-e-as-novas-tecnologias-de-informa%C3%A7%C3%A3o-e-comunica%C3%A7%C3%A3o/

    Curtido por 1 pessoa

  21. A internet facilitou muito o contato com a democracia. Porém, atualmente as pessoas são muito influenciadas por publicações na internet sendo facilmente enganadas por outras pessoas. A partir disso, muitos acham noticias que são apenas boatos ou até mesmo falsa e saem espalhando, compartilhando e curtindo essas publicações, e a maioria não para e pesquisa se aquela publicação realmente é correta, por exemplo com candidatos políticos exageram nas qualidades e proposta e outros difamam outro candidato com boatos e as pessoas acabam compartilhando isso sendo um aspecto negativo do mundo cibernético e da democracia. Além disso, existem ótimas funções para a mesma no mundo democracia, como a maior acessibilidade à informações sobre determinado candidato e até mesmo conhecer mais quem vai se tornar o próximo presidente, prefeito vereador etc. E por ultimo abre portas para o cidadão participar mais ativamente da democracia. https://emprenologia.wordpress.com/2014/05/23/quando-a-tecnologia-esta-a-favor-da-democracia/

    Curtido por 1 pessoa

    1. eu acho q, futuramente as eleiçoes passaram ser feitas pela net.. Pq assim iria facilitar para as pessoas q moram em lugares longes e tb.. a net n é um meio de divulgaçao? entao pq n poderiamos votar por ela? a propia urna tem seus problemas de segurança, tudo tem, nad é seguro atualmente. Se as eleiçoes fossem feitas pelo pc, iria ser bem economico pra geral, n iria ter q pagar o trasporte p/ chegar no local ond esta a urna, n precisaria enfrentar filas e filas, seria bem melhor e mais pratico

      https://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/08/29/especialistas-alertam-para-possibilidade-de-fraudes-na-urna-eletronica.htm

      Curtido por 1 pessoa

  22. O meio digital, como internet tem sido um aliado para as discussões geo-politicas ainda mais com o uso das redes sociais, que acabam gerando uma facilidade para expor a opinião de cada pessoa, porem começamos a ter problemas quando as simples discussões sobre um determinado assunto acaba se tornando uma rodinha onde as pessoas abrangem sobre quem seria o “dono da verdade” ou quem estaria correto, com esses inúmeros atos de ignorância tem se tornado cada vez mais difícil encontrar uma discussão aprofundada sobre determinados assuntos como a politica, onde as pessoas defendem partidos políticos e os próprios representantes como o de um time de futebol, que normalmente acaba gerando apenas intrigas entre os participantes.

    g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/10/discussao-politica-no-facebook-abala-relacoes-de-internautas-com-amigos.html

    Curtido por 1 pessoa

  23. Pode-se dizer que a internet é o um dos meios que maioria da população usa para divulgar notícias e acontecimentos. A política está fortemente presente dentro de redes sociais e sites da web, e isso leva esse meio de comunicação ser um grande modo de demonstrar o trabalho e o que os políticos fazem. E perante o meu ponto de vista, a internet é um ótimo recurso para aqueles que querem realmente conhecer o trabalho dos candidatos, e também é uma grande porta para os candidatos que querem mostrar seu trabalho. E tudo isso se leva a terem debate na internet.
    Em anexo um link sobre a influência dos debates por meio virtual:
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-politica-em-rede-como-se-dao-os-debates-e-conflitos-politicos-na-internet/

    Curtido por 1 pessoa

  24. a tecnologia smp esta nos ajudando de alguma maneira no dia a dia. Na politica, ela pod ser usada para ajudar nas escolhas de quem podemos votar, descobrir quem é q esta sendo corrupto, enfim, tem varias utilidades.. Mas temos que saber usar ela de uma maneira correta, as redes sociais de atualmente, é um belo exemplo de de como a tecnologia pod ajudar a construir e desconstruir ideais.

    http://www.dem.org.br/noticias/a-influencia-das-redes-sociais-na-atividade-politica/

    Curtido por 1 pessoa

  25. A internet é realmente excelente, podemos dizer que é um dos meios de comunicação mais utilizado nos dias atuais, com ela podemos expressar nossa opinião e observar a opinião dos outros, em relação a democracia ajudou muito a crescer a mente da população, mais também sendo fortemente influenciada por qualquer publicação, muitas vezes lendo apenas o titulo da noticia e já acabam compartilhando a tal muitas vezes ela sendo falsa. Temos que saber o que estamos lendo, pesquisar sobre a tal noticia e vê se realmente é verdadeira.
    http://www.midiatismo.com.br/politica-e-a-influencia-da-internet
    https://www.diarioliberdade.org/opiniom/opiniom-propia/4384-ficha-limpa-para-a-midia.html

    Curtido por 1 pessoa

  26. O uso da internet para abranger mais pessoas e interagir a democracia com a sociedade é muito importante, porém existem​ os aspectos positivos e negativos. O fator que nos leva ao aspecto positivo do ciberdemocracia é essa questão da facilidade de interação entre o público e o assunto democracia, para que assim saiba o que está acontecendo nesse meio. Mas esse mesmo aspecto nos leva ao fator negativo, a questão das falsas informações que podem ser adquiridas através da internet.

    http://m.portalconscienciapolitica.com.br/products/ciberdemocracia%3A-a-democracia-e-as-novas-tecnologias-de-informação-e-comunicação/

    Curtido por 1 pessoa

  27. ”Estão ocorrendo diversas manifestações que se utilizam da internet para dar força a protestos no mundo todo, ocupando as ruas de países como Estados Unidos, Egito, Tunísia, Islândia e muitos outros. As reivindicações são inúmeras, desde a derrubada de regimes ditatoriais até a permanência do preço da passagem de ônibus, como no Brasil. Na cidade de São Paulo, por exemplo, cerca de 215 mil pessoas se mobilizaram pelo Facebook, confirmando presença, em junho do ano passado, na maior manifestação brasileira dos últimos anos.”, como vemos nesse trecho a internet pode afetar indiretamente a politica, pois é usada para a divulgação dos protestos em todo o mundo..
    O resultado da utilização da internet pela sociedade pode ser destacado como fundamental, já que se tornou um meio essencial de comunicação e informação.

    http://www.dicyt.com/viewNews.php?newsId=30915

    Curtido por 1 pessoa

  28. Os extraordinários avanços tecnológicos dos últimos anos veem transformando significativamente o panorama das modernas sociedades democráticas. Estas transformações afetam não somente o modo substancial das relações sociais, mas também o funcionamento das atuais instituições e estruturas políticas.
    http://www.imaginie.com/temas/tema-de-redacao-enem-tecnologia-e-seu-impacto-na-democracia-brasileira/

    Curtido por 1 pessoa

  29. Além do acesso a mais informações sobre política, a internet está trazendo a discussão mais perto e com acesso mais fácil. É muito simples para qualquer um fazer uma pergunta no Yahoo, procurar o blog do candidato e deixar um comentário, mandar uma Direct Message no Twitter ou entrar em uma comunidade no Orkut. Sendo assim, podemos ter certeza que a tendência é que essa influência da internet na vida das pessoas só aumente e com isso, eu espero, que as pessoas também a usem para procurar informações e não apenas entretenimento.
    http://www.midiatismo.com.br/politica-e-a-influencia-da-internet

    Curtido por 1 pessoa

  30. A internet pode ser tanto boa quanto ruim,pois ela influencia sim as pessoas.A parte positiva é que ela faz com que as informações sobre determinado assunto como a política,possa ser discutido com pessoas diferentes e muito mais fácil.Ja a parte ruim é que tem muitos sites que podem conter informações erradas,ou até mesmo informações falsas.
    Link:http://embedded

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s