FÓRUM 6/7 (Aos alunos do 2º e 3º EM)

PRAZO PARA PARTICIPAÇÃO DO FÓRUM 5/7: 18/06/2017 (próximo domingo)

ASSUNTO: Os limites da liberdade de expressão no Brasil

fórum - regras

Links para pesquisa inicial:

Danilo Gentili X Maria do Rosário: liberdade de expressão ou crime?

Ministério Público pede retratação do SBT por comentário de Rachel Sheherazade

A liberdade de expressão, inclusive dos idiotas, é um valor a ser defendido, em princípio, mas todas as opiniões (e piadas) estão sujeitas a consequências

charge002ScreenHunter_5470-Jan.-18-09.21

 

76 comentários

  1. Bom, com certeza temos liberdade de expressão sim , o que falta é respeito das pessoas em aceitarem a nossa forma de ser , de agir , de se vestir . Vivemos em um mundo onde todos temos uma opinião diferente da outra e isso não vai mudar. Mas só que tem limites , violência contra outra pessoa ou ate mais de uma e inadmissível e não pode ser tolerável pois isso não é uma forma de liberdade de expressão . https://www.cartacapital.com.br/cultura/a-liberdade-de-expressao-deve-ter-limites

    Curtir

  2. Desde que o Brasil é uma nação independente, no período do Império,os representantes do poder político utilizam da máquina estatal e da legislação para retirar a liberdade dos cidadãos e dos meios de comunicação de se expressarem. O regime militar é o governo mais recente que ousou impedir a imprensa e as pessoas comuns de colocarem sua opinião publicamente, utilizando de práticas violentas para impedir os direitos estabelecidos nos Direitos Humanos.
    Com a instauração do Estado de Direito, a liberdade de expressão se tornou pauta de grandes discussões e foi estabelecida na Constituição de 88. Porém,há um limite: a partir do momento em que alguma pessoa busca reprimir os direitos, de qualquer espécie, de outro ou até mesmo propagar violência, ela precisa receber as penalidades legislativas cabíveis.
    A liberdade de expressão é muito necessária em um país marcado pela irregularidade das instituições democráticas, porém ela possui uma fronteira tênue com a manifestação odiosa e a intolerância.
    O link abaixo, do Diário de Santa Maria, analisa quais são os limites da liberdade de expressão:
    http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2015/01/qual-e-o-limite-da-liberdade-de-expressao-4682433.html

    Curtir

    1. Como você disse, não podemos aceitar que as pessoas utilizem a desculpa de uma falsa liberdade de expressão para incitarem comportamentos violentos e crimes. Inclusive, já existe uma lei que prevê detenção ou multa a esse tipo de ato. Porém, essa legislação ainda é muito abrangente e, por isso, devemos lutar para que ela seja mais especifica, a fim de coibir qualquer manifestação de ódio.
      Segue o link com a lei sobre essa questão:
      https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10602129/artigo-286-do-decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940

      Curtir

    2. Realmente, a liberdade é muito necessária no nosso país, marcado pela instabilidade da liberdade e do Estado de Direito. Mas é claro que a livre expressão é diferente da disseminação do crime e do ódio. Se acharmos que a liberdade deve ser irrestrita, damos margem a volta ou o fortalecimento de ideologias prejudiciais e inumanas, como o nazismo e o radicalismo religioso. Portanto,a liberdade é um bem coletivo e não individual: a minha crescerá, na medida em que a do outro também cresce. LINK: http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Limites-da-liberdade-de-expressao/32944

      Curtir

  3. A liberdade de expressão não deve ter qualquer tipo de restrição em âmbito particular. Se em uma conversa, por exemplo, com um amigo ele se sente ofendido, isso não dá margem legal para que ele me processe. Em casos como esses, não há provas nem sentido para condenação legislativa.
    Em ambiente público, a manifestação também deve ser livre. Porém, caso exista a propagação do ódio ou apologia a violência deve haver consequências, que precisam estar prefixadas na legislação de forma clara.
    Portanto, a liberdade de expressão não é irrestrita, mas é ampla e importante para o desenvolvimento e consolidação de uma sociedade democrática.
    O link a seguir é do jornal 247, em que o historiador Leandro Karnal opina acerca dos limites da liberdade de expressão: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/253780/Karnal-o-limite-da-liberdade-de-express%C3%A3o.htm

    Curtir

  4. A Liberdade de expressão ela é assegurada por lei na constituição onde fala que no artigo 5º, IX, da Constituição Federal, cuja redação determina que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, e o conceito de limite na liberdade de expressão deve partir de nós mesmos, por meio do bom senso, pois devemos expressar oque pensamos mas desde que não ocorra agressões verbais com o próximo, difamamos a pessoa e a cogiamos com o uso de violência tanto da forma física quanto verbal a aceitar a nossa concepção sobre algo
    Link :http://www.metropoles.com/colunas-blogs/pensar-direito/os-limites-da-liberdade-de-expressao-em-tempos-de-colera

    Curtir

  5. A liberdade de expressão é muito importante. Porém, assim como qualquer outra liberdade, ela não é irrestrita e deve respeitar os limites impostos pela lei (esses limites são diferentes de censura). Portanto, qualquer pessoa que coloque sua opinião em público deve estar ciente de que suas palavras não devem incitar qualquer crime. Até mesmo as manifestações artísticas devem se submeter a legislação, pois a utilização de ofensas ou ódio de forma poetizada não faz com que elas sejam diminuídas, isto é, ofensas públicas devem ser punidas, não importando a forma que sejam realizadas.
    Devemos, então, fazer bom uso da liberdade de expressão, a fim de criar uma sociedade melhor para todos, com discussões amplas e sem ofensas a outrem. LINK: http://www.oabsp.org.br/sobre-oabsp/palavra-do-presidente/2010/142

    Curtir

  6. A liberdade de expressão é muito importante na vida de uma pessoa, assim como todos os direitos de um cidadão dentro de uma democracia, porém, muitos acham que ter liberdade de expressão é poder falar o que bem entende em qualquer lugar. E isso está completamente errado, pois, eu tenho que saber que a minha opinião não é a mesma de um outro, e que também tenho que respeitar aquilo que ele diz. Então, temos que sempre lembrar de até onde a nossa liberdade de expressão vai, e de como devemos usá-la a nosso favor.
    http://direitosbrasil.com/liberdade-de-expressao-ate-onde-vai-esse-direito/

    Curtir

    1. Concordo com sua opinião e acrescento: apenas o debate honesto de ideias, isto é, em que os participantes discutam utilizem as palavras sem deflagar ódio e agressões contra a outra pessoa ou opinião, pode alcançar uma conclusão satisfatória. Saber usar a liberdade de expressão a nosso favor é exatamente discutir sem ofender, debater sem odiar. Portanto, devemos ponderar sempre nossos discursos acerca de qualquer assunto, evitando realizar qualquer incitação a algum crime. O artigo abaixo opina acerca da necessidade da liberdade de expressão e de seus limites:
      http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/nossas-conviccoes/liberdade-de-expressao-4pusb0uaks2uav8dwp6kc4w7o

      Curtir

  7. A liberdade de expressão é importante para todos nós, pois é nela que temos o direito de nos expressar sobre algo, mas claro que isso tem um certo limite. São proibidos atos de ofensas que diminuem a dignidade da pessoa e a sua imagem, pois nenhuma forma de xingamento ou qualquer coisa que ofende a pessoa é uma liberdade de expressão. O certo seriamos respeitar opiniões, ou liberdade de expressão, das outras pessoas. Por isso devemos ter um certo controle de nossa liberdade de expressão.
    http://www.politize.com.br/liberdade-de-expressao-liberdade-de-imprensa/

    Curtir

    1. A sociedade contemporânea confunde o sentido de expor e impor, dificultando um dialogo construtivo entre as pessoas e causando conflitos e ofensas ao próximo. Todos devem ter o direito de se expressão, assim como todos devem ter o direito de serem ouvidos e respeitados. Todavia, isso não está acontecendo com frequência, as pessoas não respeitam e nem se importam com a opinião do próximo, a sociedade está se tornando individualista e egoísta. Você tem que ser melhor que o outro e para isso você deve ofender e rebaixar a outra pessoa para de sentir superior, porém, na minha concepção, o correto seria dialogar e criar debates construtivos aumentando o conhecimento de cada pessoa e não intrigas desnecessárias para se sentir acima do outro.
      https://geekiebooks.wordpress.com/2016/04/22/expor-x-impor/

      Curtir

  8. A liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade do outro
    Nos observamos que a ideia central é que não há uma verdadeira e objetiva liberdade de expressão.
    O pensamento, a opinião de cada um de nós é predeterminada, totalmente entranhado,nos nossos modelos familiares, educacionais, culturais e ideológicos, não esquecendo da educação escolar e da religião, o grupo e o meio social, assim, como as informações úteis ou não dos meios de comunicação.
    A liberdade de expressão deve respeitar os limites éticos, morais, sociais e familiares, deixando de lado, e não confundindo com a imoralidade, palavras de baixo calão, ou qualquer forma e pensamento destrutivo de conceitos como o respeito, a dignidade humana, as opções das pessoas, não tornando, portanto, um meio prejudicial e danoso.Para qualquer sociedade a liberdade de se expressar é extremamente benéfica, porque será através dela que os cidadãos poderão participar sugerir ou criticar. O objetivo da liberdade de expressão é tornar o cidadão um ser “pensante”.
    Porém, observamos no Brasil, um equívoco em relação à liberdade de expressão. A televisão brasileira, por exemplo, ao se expressar, distorce notícias, condena pessoas, estimula a sensualidade precoce, a mentira, a nudez, a infidelidade conjugal.

    Fonte:http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37612969

    Curtir

  9. Liberdade de expressão é um direito fundamental do homem que garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem retaliação ou censura por parte de governos, orgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos.

    No Brasil, a liberdade de expressão é garantida pelo artigo quinto da Constituição Federal. Também é um direito estabelecido mundialmente pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.
    http://www.politize.com.br/liberdade-de-expressao-liberdade-de-imprensa/

    Curtir

  10. as pessoas estão com cada vez com menos liberdade de expressão pq nesse site http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/06/09/ministerio-publico-pede-retratacao-do-sbt-por-comentario-de-rachel-sheherazade/a jornalista faz esse comentario “O contra-ataque aos bandidos é o que eu chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite.” e a PRR3 condenou a SBT por causa disso e ela ñ teve escolha a n~ser pagar 500 mil reais de multa

    Curtir

  11. A liberdade de expressão é fundamental para todos, pois é com ela que conseguimos expressar nossa opinião, mas para tudo tem um limite nosso direito de expressar nossa opinião vai ate o ponto de não atingirmos ninguém com palavras de baixo calão. Temos que respeitar a opinião de todos mesmo que ela seja muito diferente da nossa, mais infelizmente muitas pessoas não sabem fazer isso e acabem partindo para a ignorância muitas vezes até acontecendo uma briga física sem necessidade.
    http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Limites-da-liberdade-de-expressao/32944
    http://www.oabsp.org.br/sobre-oabsp/palavra-do-presidente/2010/142

    Curtir

  12. A liberdade de expressão é um direito assegurado pela constituição federal, no entanto, o Estado se mostra como um grande entrave para o uso do direito de livre expressão. O positivismo jurídico brasileiro considera que o direito de expressão foi dado pelo Estado. Logo, se o governo considerar que tal liberdade não o convém o mesmo pode retirar o seu direito. Baseado na ideia de direitos naturais que defende que a liberdade de expressão é intrínseca e inalienável a vida humana não cabe ao governo restringi-la.

    Curtir

  13. A liberdade de expressão sempre foi garantida para todos. O conceito de isegoria garante o direito de expressão dos cidadães, essas pessoas possuem o direito de se expressar igualmente sobre qualquer assunto. A constituição de cada país, incluindo a constituição brasileira de 1988, foi baseada no conceito de isonomia, isegoria e isocracia, determinando e garantindo o direito de cada cidadão, entre eles o direito da liberdade de expressão. Porem, é considerado que o Estado possibilitou essa liberdade, e o mesmo pode retirar esse direito caso interfira ou se torne prejudicial ao âmbito politico, social ou econômico do país. Portanto, até onde realmente temos a liberdade de expressão?
    Segundo o filósofo inglês Herbert Spencer, “A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro.”. A liberdade foi garantida para os cidadães, porém a maioria das pessoas não sabem mais escutar o outro e criar uma conversa construtiva, gerando grandes conflitos. Percebemos isso principalmente em guerras, onde cada extremo possuem suas convicções e querem impor suas opiniões causando os conflitos que vemos hoje. Porém, o sentido de expor e impor algo é totalmente diferente, e a maior parte da população se beneficia da liberdade de expressão que é dado para impor algo ao outro e isso acaba com a liberdade do próximo. Consequentemente, chegamos ao limite da liberdade, onde a nossa liberdade acaba quando impomos nossa opinião ao próximo em vez de expor as mesmas em uma conversar construtiva e prazerosa.
    http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/expor-ou-impor-28354.html
    https://brainly.com.br/tarefa/2509152

    Curtir

  14. A liberdade de expressão sempre foi garantida para todos.A liberdade foi garantida para os cidadães, porém a maioria das pessoas não sabem mais escutar o outro e criar uma conversa construtiva, gerando grandes conflitos.

    Curtir

    1. A Constituição Federal brasileira assegura aos cidadãos um amplo acesso à informação a partir de diferentes e variadas fontes, dentro de um ambiente democrático, que garanta as liberdades de expressão e de imprensa. Entretanto o país ainda enfrenta defasagem em seu marco regulatório no campo da mídia, principalmente por aqueles que não respeitam e não aceitam o ponto de vista de outras pessoas sobre determinada coisa.
      http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/freedom-of-expression/

      Curtir

  15. O artigo 5º da Constituição Federal diz que após garantir a livre expressão individual em diversos aspectos, não se pode violar e ferir a intimidade, a privacidade, a honra e a imagem que os indivíduos constroem para si e sobre si pela sociedade, ou seja, são proibidos atos de ofensas que diminuem a dignidade da pessoa e a sua imagem, pois nenhuma forma de xingamento ou qualquer coisa que ofende a pessoa é uma liberdade de expressão.
    Link: http://direitosbrasil.com/liberdade-de-expressao-ate-onde-vai-esse-direito/

    Curtir

  16. Será que temos mesmo a liberdade de nos expressar sem problema nenhum ?! é claro que não, nossa sociedade tem um grande problema em não aceitar a opinião do próximo, fazer o seu modo de pensar o único e exclusivo. É por isso que não temos mais uma harmonia, ninguém concorda com ninguém, mente fechada a novas ideias faz com que tenha conflitos.
    Quem muito pensa e estuda tem opiniões formadas e que podem ser defendidas, e quem não tem uma base escolar adequada se priva de novos ideais, por esse motivo deveríamos investir mais na educação, pra formar cidadãos que possam aceitar a opinião do outro.
    link: https://www.google.com.br/amp/www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/amp/

    Curtir

  17. No brasil existe a liberdade de expressão, mas tem que hever respeito das pessoas para com a opinião dos outros, no nosso país nós não vemos muito respeito com esse tipo de coisa, um exemplo disso é no futebol onde alguns acabam até mesmo batendo em torcedores de outro time por não respeitarem a opinião dele.
    http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/freedom-of-expression/

    Curtir

    1. Exatamente Vitor,por isso devemos lembrar que nosso direito acaba quando o do outro começa,otimo o exemplo pois cada um tem uma preferencia e devem ser respeitadas.

      Curtir

    2. concordo, aki no Brasil ainda temos que ganhar mt respeito pela liberdade do outro. Podemos citar varios outros exemplos em quais a liberdade de expressao nao é aceita, por exemplo a comunidade LGBT, mesmo o Brasil sendo o país cm mais numeros de LBGTs é o país com o maior numero de assassinatos dessa comunidade. A cada 25h um lbgt é assassinado.
      outro exemplo tb sao os jornalistas que tambem sao assassinados por darem sua opiniao.
      ate mesmo aquela discuçao pra saber se nescau é melhor ou se o toddy é melhor.. tudo opiniao.
      tem mt coisa q tem q ser conquistada aki no Brasil, a liberdade de expressao e principalmente a ACEITAÇÃO da liberdade do outro.

      https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-14079-liberdade-de-expressao-um-direito-ser-conquistado-no-brasil
      http://blogs.correio24horas.com.br/mesalte/numero-de-mortes-de-lgbts-bate-recorde-em-2016-bahia-teve-32-homicidios/

      Curtir

  18. A liberdade de expressão é um direito concebido a todos, entretanto a expressão de que a constituição se refere não é o mesmo que ofensas morais e outras atitudes que tem como objetivo agredir outro indivíduo. Assim como a liberdade de expressão, a integridade de todos os cidadãos também é defendida por lei.
    Algo que acontece frequentemente é a intolerância ou dificuldade que muitos têm de manter diálogos onde são expressas opiniões diversas sobre determinado assunto. Um diálogo não é feito apenas de opiniões iguais pois seu objetivo é compartilhar pontos de vista para construir opiniões mais elaboradas e construtivas e para que todos possam defender seus direitos de expressar seus pensamentos.
    http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/freedom-of-expression/

    Curtir

  19. A liberdade de expressão é o direito de qualquer indivíduo de expressar suas ideias e opiniões livremente, sem retaliação ou censura. É um dos princípios da democracia, compreendendo a isegoria. A liberdade de expressão é defendida pela Constituição brasileira, sendo esta uma democracia. Porém, a questão levantada é ”qual o limite da liberdade de expressão?”. Se a liberdade de expressão é um conceito democrático e uma democracia não funciona apenas baseada neste conceito, as discussões sobre a liberdade de expressão não devem ser pautadas apenas no direito livre de qualquer indivíduo se expressar. Este princípio democrático deve ser analisado por cada pessoa antes de ser colocado em prática, pois se usado inconsequentemente, violência, preconceito, injustiças, podem ser pregados. A liberdade de se expressar deve ser pautada nas relações interpessoais, onde se preza o respeito e a empatia, caso contrário, assim como sua liberdade pode ser perdida, o direito de exerce-la também. Quando se fala em direitos, há a necessidade de obrigações serem cumpridas, pois se vive em sociedade. Então, para a liberdade de expressão ser exercida corretamente deve-se prezar o respeito mútuo entre os indivíduos.
    Link: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2015/01/qual-e-o-limite-da-liberdade-de-expressao-4682433.html

    Curtir

  20. A liberdade de expressão está sendo muito questionada hoje em dia, pois há momentos em que não podemos expressar nossa opinião sem ser taxado de algo. Porem oque muitos se enganam no conceito de liberdade de expressão, é quando passa a ofender e denegrir a imagem de alguém, pois para tudo temos que estabelecer limites, respeitando o limite do outro, assim como ele respeitando o meu também.

    Link: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/freedom-of-expression/

    Curtir

  21. “Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos”.
    A Constituição Federal regula a liberdade de expressão e informação, nos artigos 5° e 220, e parágrafos, que reza:
    Art. 5°, IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    Art. 5°, IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
    Art. 5°, XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardo do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
    Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a. informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    http://investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/direito-constitucional/3855-os-limites-da-liberdade-de-expressao.html

    Curtir

  22. Liberdade de expressão é algo assegurado na lei, contudo o problema não se encontra na liberdade de expressão demonstrando ideias de maneira natural e opinativa e sim com o preconceito e opressões que ela pode esconder. Isto é, a liberdade de expressão passa o limite quando atinge o individuo oposto de uma forma maior como ofensas e não argumentações racionais. Essa atitude é vendada dizendo que é a liberdade de expressão contudo seria algo que pode ser punido pela lei, pois a liberdade de expressão permite que tu realize essa atitude porem existe leis que permitem a defesa da vitima.
    http://www.b9.com.br/54356/podcasts/mamilos/mamilos-8-liberdade-de-expressao-globo-de-ouro-e-ataque-na-nigeria/

    Curtir

  23. Liberdade de expressão é o direito de qualquer pessoa manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de sofrer uma agressão ou ofensa ou censura pela sociedade. Porém, a liberdade de expressão tem seus limites também, por que a partir do momento que você ofende ou usa a violência não é mais liberdade de expressão.
    https://www.google.com.br/amp/www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/amp/

    Curtir

  24. A liberdade de expressão é muitas vezes cortada pela sociedade, se deve pensar e falar somente o que a mídia impõe. Porque se não você é tachado como “o diferente” e o que quer se aparecer, sendo assim você deve seguir um padrão e não pensar por conta própria.

    Curtir

  25. “Liberdade de expressão é um direito fundamental do homem que garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem retaliação ou censura por parte de governos, orgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos.”

    de acordo cm o seu propio significado, qualquer um pode se expressar da maneira quer quer sem q ninguem se intrometa no meio. No caso do Danilo, oq a deputada fez foi exagero, pq o humorista fez foi simplesmente utilizar a liberdade dele para twittar fazendo criticas á ela. A msm coisa cm a jornalista,

    “O limite da liberdade de expressão está em ultrapassar os demais direitos fundamentais de outros indivíduos. Ao cometer preconceito ou proferir palavras racistas, por exemplo, não é liberdade de expressão, e sim um crime contra outra pessoa que tem os mesmos direitos assegurados e é considerada igual a todos aos demais perante a lei”
    “A relação entre a liberdade de expressão e a mídia é marcada principalmente pela questão da censura. Entre os preceitos de um país democrático estão justamente a liberdade de expressão de seus cidadãos e a liberdade de imprensa.”
    “A liberdade de expressão na internet segue as mesmas regras da liberdade de expressão em qualquer veículo de comunicação, e o mesmo se aplica quando estamos falando fora da mídia: seja em casa ou na rua. E deve manter as mesmas garantias e limites”

    em nenhum caso teve preconceito ou ate msm racismo, somente a utilizaçao da liberdade de expressao.

    https://www.significados.com.br/liberdade-de-expressao/ (todos os trechos em aspas foram retirados desse site)

    (minha opiniao a parte…achei mt bem feito oq o Danilo fez, d vdd)

    Curtir

  26. Para saber quais são os limites​ da liberdade de expressão, é necessário entender o que é realmente .Bem é o direito fundamental que o homem tem de manifestar a sua opinião ou pensamento.Mas não deve ser confundindo​ com a manifestação de opinião através de ofensas e preconceito, nesse caso já não é mais liberdade de expressão. Sendo assim o seu limite é até onde se inicia a liberdade de expressão do próximo.

    https://www.significados.com.br/liberdade-de-expressao/

    Curtir

  27. A liberdade de expressão é nada mais do que; o direito de todo individuo de expressar a sua opinião sobre determinado assunto ou ocasião, e isso é um aspecto positivo aonde as pessoas podem opinar sobre diversos assuntos, mas na pratica tem sido terrível, pois no mundo digital, as pessoas tem agido com desrespeito perante as outras, quando a questão é opinião, onde qualquer coisa acaba se tornando um motivo para discussão e até mesmo briga, tendo isto em vista, o que resta é conscientizar as pessoas a se manterem civilizadas em questões a opiniões, e claro respeitando o próximo.

    http://www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/

    Curtir

  28. A liberdade de expressao deve ser aceita por todos e praticada por todos, mas dentro de seus certos limites, para que ninguem sinta-se ofendido e reprimido na sociedade, pois entao devemos aceitar a opiniao de cada um e acolher para que seja mais uma linha de raciocínio para determinado assunto

    Curtir

  29. A liberdade de expressão abrange varios aspectos. e dentre eles temos aqueles que passam de “expressão” para agressão verdal. E nisso,muitas pessoas confundem. SIm,todos possuem sua liberdade de expressão,mas ela vai até onde não agrida a imagem alheia. Muitos ainda confundem “expressão” com agressão verbal e até mesmo com bullying,e isso chega a ate casos de polícia,pois mexe com a psicológico da pessoa agredida. Ao meu ver,é melhor ficar calado,guardar para sí, do que sair falando o que pensa de alguem do que acabar com um processo por ” agredir” alguem verbalmente
    http://justificando.cartacapital.com.br/2014/12/13/nao-confunda-crime-verbal-com-liberdade-de-expressao-antes-de-falar-tente-pensar-isso-faz-bem/

    Curtir

  30. Liberdade certamente é um elemento crucial para uma democracia, mas hoje as mídias são tão diversas que consequentemente o monitoramento dessas é algo que se deve mais atenção, por ser uma área de grande defasagem. A liberdade de expressão protegida pela constituição, dando total autonomia a população. Reservando espaços e direito a ideias, protestos, entre outros. Não deixando de esquecer que essa liberdade não é um poder absoluto, confundindo muitas vezes abusos de poder e ilegalidades com a liberdade de expressão, que pode ser tornar agressões, injúria, calúnia, difamação.
    http://www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/
    https://www.sinonimos.com.br/liberdade/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s